Educação a Distância

Educação a Distância

Importância da EAD

Educação a distância é “educação” e, por esse motivo, deve ser entendida como um trabalho de produção e de reprodução social, mediante o qual os atores da situação pedagógica relacionam-se entre si, trocam experiências a partir de suas vivências anteriores e apropriam-se de novos conhecimentos, criados através dessa relação educativa. Nesse sentido, como em todas as ações educativas, é fundamental o compromisso com a formação humana e não apenas com a transmissão de ideias, valores e conhecimentos.

A educação a distância não é uma modalidade nova de educação, as primeiras experiências de uso dessa forma de ensinar datam do final do século XIX e início do século XX, ainda com uso do correio como meio de comunicação e o material impresso como única forma de transmitir e avaliar. Tratava-se, então, de cursos focados na aquisição de determinadas habilidades, como o uso de línguas, ou conhecimentos básicos de eletrotécnica (montagem e conserto de rádio), como exemplos.

As exigências, cada vez maiores e mais diversificadas, do mundo do trabalho e a extraordinária e veloz expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos têm provocado uma procura crescente por novas oportunidades educativas e, portanto, por cursos de aperfeiçoamento, de atualização ou, mesmo, por uma reorientação profissional. A máxima defendida pela UNESCO de que, em educação, o mais importante é aprender a aprender, aprender a ser e aprender a relacionar-se assumiu uma dimensão importante em todos os setores da sociedade e da economia. Todos estão em busca de novos conhecimentos, que se tornam obsoletos com enorme velocidade, provocando novas buscas. Nesse cenário, a EAD tomou impulso. Não se trata mais de aprender apenas na Escola, em um período da vida determinado, um momento exclusivamente dedicado aos estudos. Hoje se aprende ao longo de toda a vida.

Nesse contexto, o público que busca capacitação é constituído, em sua maioria, por pessoas já inseridas no mundo do trabalho, com encargos familiares, não podendo frequentar uma escola física, presencial. Assim, o conhecimento deve ir até as pessoas, não importa onde estejam e em que momento podem se dedicar aos estudos. Como resultado disso, o ensino a distância vem se firmando, no Brasil e no mundo, como uma alternativa de ampliação do acesso às oportunidades educativas. Desde as iniciativas pioneiras dos séculos XIX e XX, até os dias atuais, o ensino a distância evoluiu de forma significativa, especialmente com a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), que permitem a interação entre todos os agentes do processo educativo, indispensável à criação e consolidação de novos conhecimentos. Essa modalidade de ensino encontra-se, hoje, regulamentada por uma legislação específica e respaldada em uma maior sistematização de procedimentos metodológicos, o que tem contribuído bastante para incrementar sua eficiência.

Vale destacar que, ainda que a EAD tenha como um dos pressupostos fundamentais a autonomia intelectual do aluno e a sua possibilidade de escolher espaços e tempos para realizar as atividades pedagógicas, não deve ser confundida com autodidatismo. A educação a distância, como modalidade de educação, deve ser regida pela intencionalidade e por um programa criterioso e avançado, no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o papel do professor é de importância fundamental, não somente na proposição do conteúdo a ser estudado e explorado, mas interagindo e revendo os percursos de aprendizagem e os materiais didáticos disponibilizados, dando suporte ao aluno em suas dificuldades e dúvidas. De igual importância é o papel do aluno, que, nessa modalidade, é o principal responsável pela aprendizagem.

A EAD trouxe, para o cenário da educação, um novo e importante ator: o tutor. O tutor é um auxiliar direto do professor e o suporte mais próximo do aluno, no que diz respeito a seu percurso de aprendizagem. Ele exerce um papel importantíssimo no contexto da educação a distância, agindo pró ativamente, junto ao grupo de alunos pelo qual é responsável, dando-lhes suporte em suas dúvidas, alertando-os para prazos e obrigações, chamando-os ao Ambiente Virtual de Aprendizagem quando se afastam, por sobrecarga de trabalho, por problemas familiares e pessoais ou por desânimo. Cabe a ele, ainda, a responsabilidade por incentivar a disciplina e a autonomia intelectual dos alunos.

A Casa dos Quadrinhos Online pretende explorar toda a flexibilidade da Educação a Distância, utilizando sua reconhecida expertise na área das Artes Visuais para oferecer um Ambiente Virtual de Aprendizagem atraente, amigável, onde os alunos poderão interagir e aprender com renomados artistas da área. E o melhor, não precisarão se deslocar e poderão estudar e desenvolver suas habilidades no horário de sua preferência, no seu próprio ritmo, respeitados os limites estabelecidos no Cronograma de cada curso.

Acesso

usuário:
senha:
Entrar

Esqueceu usuário ou senha?

POR QUE ESTUDAR NA CASA DOS QUADRINHOS ONLINE?

A Casa dos Quadrinhos Online é onde você encontrará vários dos melhores artistas gráficos do Brasil.

Saiba mais.

 

CLIQUE AQUI

Curso de Aquarela de Paisagem com JEAN PAULO

Crie incríveis paisagens com aquarela
Nível: Iniciante





CLIQUE AQUI

Curso de Tirinhas Seriadas

Inicio: 26/05/2014
Nível: Iniciante
Matriculas abertas até  dia 31/05






CLIQUE AQUI

® Casa dos Quadrinhos Online – 2013 | Design: Bigjack